As 16 melhores praias do Brasil para você conhecer

As melhores praias do Brasil estão entre as mais cobiçadas do mundo. Não é novidade, afinal, o nosso país possui uma rica beleza natural de tirar o fôlego de qualquer viajante. Há inúmeras opções para você conhecer e aproveitar as suas férias ou um fim de semana prolongado! 

O litoral do Brasil tem tanta beleza natural que não existem palavras o suficiente para descrever as belas paisagens que as praias brasileiras oferecem aos moradores e turistas. 

Se você está procurando destinos imperdíveis para conhecer, lugares inesquecíveis e viver uma experiência para ficar na lembrança, as praias brasileiras podem superar as suas expectativas!

Mas não precisa se desesperar: a gente sabe que as opções são inúmeras, então viemos te ajudar! 

Neste texto vamos te contar quais são as melhores praias do Brasil que carregamos junto ao peito, assim você pode conseguir se planejar. 

Existem opções para todos os gostos, e inclusive praias acessíveis para quem não quer gastar muito. Confira a seguir!

1. Praia de Itapuã, Bahia

Praia de Itapuã, Bahia

Foto: Márcio Filho – MTUR

É uma das praias brasileiras mais conhecidas pelos turistas, e faz parte da cidade de Salvador, capital da Bahia. A sua popularidade não é por menos: a Praia de Itapuã é uma das melhores praias da cidade e do Brasil. 

Rodeada por grandes coqueiros, a praia tem uma estrutura organizada para receber os turistas que frequentam o local diariamente. Outro ponto turístico de Itapuã é o antigo farol, que serve como fundo para belas fotos.

Além disso, você tem inúmeras opções de passeios na orla da praia, que servem tanto para descansar como para conhecer os principais pontos turísticos. 

E a melhor época do ano para aproveitar a Praia de Itapuã é durante o verão. Mas lembre-se que durante esse período, assim como na maioria das praias do Brasil, costuma haver muita lotação de turistas. 

Durante o outono e a primavera, o número de visitantes é menor, o que pode ser uma boa opção para você aproveitar a região com mais tranquilidade. 

Escolha o período mais interessante para a sua realidade, só não deixe de aproveitar uma das praias mais lindas do Brasil. 

2. Praia do Forte, Bahia

Praia do Forte, Bahia

Cleferson Comarela, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Situada no município Mata de São João, na Bahia, a Praia do Forte é um dos destinos mais procurados daquele estado. A história que é contada pelas mais belas paisagens naturais é responsável por atrair milhares de turistas o ano todo.

Formada por cerca de 12 quilômetros de praias, quem visita à Praia do Forte pode encontrar tartarugas e baleias jubarte em razão do clima tropical propício para essas espécies e do Projeto Tamar, um dos grandes atrativos da região.

Lá você poderá aprender sobre sustentabilidade e consciência ambiental, observando tartarugas de todos os tamanhos e espécies, além de tubarões e outros animais marinhos. 

A melhor época para visitar a Praia do Forte é na alta temporada, nos meses de janeiro, setembro, outubro e novembro. Apesar de ser um período com muitos turistas, você conseguirá aproveitar muito sol e curtir muito as paisagens do lugar. 

Evite a baixa temporada, durante os meses de abril, maio e junho, pois durante essa época chove muito, o que acaba prejudicando a sua estadia. 

Na média temporada, apesar de ainda ocorrer chuvas, é possível aproveitar alguns momentos de sol na Praia do Forte. Geralmente, nesses meses de fevereiro, março, julho e agosto, as chuvas aparecem em alguns momentos do dia, mas não duram muito. 

3. Costa do Sauípe, Bahia

Costa do Sauípe, Bahia

Também localizada no estado da Bahia, a Costa do Sauípe é um complexo hoteleiro com praias que fica a cerca de 76 quilômetros da capital Salvador.

Considerada um empreendimento revolucionário por preservar o meio ambiente local, a Costa do Sauípe tem extensa estrutura para combinar momentos de lazer e aventura em todos os tipos de viagem.

Preparada para receber até 3,5 mil hóspedes, é um dos destinos mais procurados quando se pensa em conhecer as praias brasileiras.

Dentre as principais atrações que você pode aproveitar há as atividades aquáticas, como: 

  • Pesca oceânica;
  • Canoagem;
  • Mergulho.

Além disso, as praias do complexo se transformam em verdadeiras piscinas naturais quando a maré está baixa. Porém, apesar da beleza exuberante, é preciso tomar cuidado com pedras que estão presentes em vários trechos do mar.

Outra opção para você aproveitar na Costa Sauípe é a Praça do Cruzeiro. Lá você encontrará bares e restaurantes, além de espaços de descanso para você curtir a praia com muito conforto. 

O diferencial da Praça do Cruzeiro é a preservação. Toda a vegetação original foi mantida, tornando o lugar ainda mais especial para você visitar. 

Você pode visitar a Costa do Sauípe em qualquer época do ano, pois as temperaturas são sempre agradáveis o ano todo. Porém, entre abril e julho as chuvas são mais intensas. 

Agora, para ver certos animais marinhos como as baleias jubarte, os meses ideais para visitação são de julho a novembro.

Independentemente da sua escolha, a Costa do Sauípe é um dos destinos mais incríveis para você conhecer. 

4. Maragogi, Alagoas

Maragogi, Alagoas

Quando se fala em praias brasileiras, esse paraíso não pode ficar de fora. Situada em Alagoas, Maragogi abriga as Galés, que são famosas piscinas naturais com águas cristalinas.

Com uma distância de seis quilômetros da costa, os turistas precisam de passeios de lanchas ou catamarãs para conhecer esse paraíso.

Durante a sua estadia em Maragogi, é possível realizar mergulhos com snorkel ou cilindros e apreciar os corais e peixes da região.

Além disso, a cidade possui paisagens naturais incríveis para você fazer registros fotográficos e guardar na memória toda essa beleza natural.

Não há uma melhor época para ir a esse paraíso, pois o ano todo é propício para você conhecer o destino. 

O calor sempre é presente, embora no verão as temperaturas sejam as mais altas, durante o resto do ano é possível apreciar o que há de melhor na cidade. 

Mas para quem deseja se deslumbrar com as águas cristalinas, a melhor época para visitar Maragogi é entre os meses de outubro e janeiro. 

No período das fortes chuvas, entre abril e agosto, a água já não é tão cristalina, mas a beleza natural permanece. 

Independentemente da sua escolha, Maragogi, com certeza, é um destino para você conhecer e se encantar. 

5. São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres, Alagoas

Foto: Marco Ankosqui/MTur

Perto de Maragogi, São Miguel dos Milagres é uma alternativa para quem busca tranquilidade. Isso porque a região possui diversas praias com poucos visitantes, com direito a paisagens espetaculares, de tirar o fôlego. 

Afinal, um dos diferenciais do lugar é a sua preservação. Inclusive é considerado uma das regiões mais preservadas de Alagoas.

Dentre as principais praias, temos a Praia do Toque e a Praia do Patacho, dois lugares com paisagens exuberantes que rendem lindas fotos de viagem.

Como é um lugar mais isolado, não há muitas opções de restaurantes, por isso, o ideal é que você encontre uma hospedagem com tudo incluso. 

Por lá, você encontra pousadas e vilas rústicas para você se hospedar e viver uma viagem imersiva em um dos lugares mais lindos do Nordeste. 

Como atrações principais, você pode aproveitar os famosos passeios de jangada pelas piscinas naturais da região. 

E a melhor época do ano para você visitar São Miguel dos Milagres é no verão, quando as chuvas são menores e o mar fica com uma coloração completamente incrível.

Na baixa temporada, entre os meses de outubro e novembro, você consegue aproveitar também, embora ocorra algumas chuvas durante esse período. 

Independente da sua preferência, São Miguel dos Milagres é um lugar incrível que conta com as melhores praias do nosso país para você conhecer e se encantar. Tem coisa melhor do que se sentir especial em um lugar exclusivo? 

6. Porto de Galinhas, Pernambuco

Porto de Galinhas, Pernambuco

Presente em quase todas as listas sobre as melhores praias brasileiras, Porto de Galinhas é um destino internacionalmente conhecido no Brasil. Referência no Nordeste, você encontra esse paraíso na cidade de Ipojuca, a 60 quilômetros da capital Recife.

A água morna e transparente é rodeada por corais e enche os olhos dos turistas que se deparam com a areia cristalina e o mar calmo, quase sem ondas.

Para os apaixonados por esportes, o ambiente é propício a atividades como vela e passeios de jet ski. 

Além de excelentes hotéis e pousadas, a grande demanda em Porto de Galinhas fez com que a cidade investisse em infraestrutura. Os turistas que optam por conhecer a região encontram restaurantes, bares e atividades para todos os gostos e idades.

A melhor época do ano para conhecer Porto de Galinhas é nos meses de março, setembro, outubro e novembro. Durante o verão, é alta temporada e os preços são mais elevados — no entanto, vale a pena visitar a região nesse período, apesar da lotação de turistas. 

Evite os meses de abril e agosto, pois as chuvas são muito frequentes. Embora os preços sejam mais baixos, não vale a pena pagar barato sem aproveitar o melhor da região. 

7. Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha, Pernambuco

Talvez um dos destinos mais desejados por todos os brasileiros, Fernando de Noronha possui inúmeras belezas naturais para você aproveitar.

São 21 ilhas e ilhotas com paisagens incríveis que tiram o fôlego de qualquer visitante. Dentre as atrações de destaque, há a Baía do Sancho, que já foi considerada como a melhor praia do mundo.

Assim, não deixe de planejar uma viagem para Fernando de Noronha, para conhecer essa maravilha. Mas tenha em mente que o caminho até lá não é fácil e só é possível pelo mar, pois a praia está localizada em meio a várias pedras.

O acesso é mais restrito e controlado, para poder preservar toda essa beleza natural. Ao chegar lá, é possível observar toda a paisagem natural e, com sorte, tubarões no mar. Um verdadeiro cartão postal.

Visite a Praia do Sancho nos meses de dezembro a final de fevereiro. Assim, será possível aproveitar todo o calor do verão, mas ,se quiser um momento mais tranquilo, os meses de março e outubro também são ideais.

Para conhecer Fernando de Noronha, é necessário pagar algumas taxas ambientais, que são cobradas para preservar o local. Os ingressos valem por 10 dias e os valores para brasileiros são de R$ 106. Para estrangeiros o valor é de R$ 212.

E aí, ainda quer mais motivos para conhecer uma das praias mais bonitas do mundo? Não perca tempo e inclua esse destino na sua lista de melhores praias do Brasil!

8. Fortaleza, Ceará

Fortaleza, Ceará

A capital do estado do Ceará tem diversas praias, no entanto, no entanto a única que atrai turistas é a Praia do Futuro, localizada na região leste da cidade.

Contudo, ao redor da capital cearense, os turistas podem se deliciar com as praias que fazem parte dos roteiros mais bonitos do país.

Jericoacoara e Canoa Quebrada são dois destinos muito famosos quando falamos  de praias brasileiras, mas para conseguir aproveitar mais, é recomendável que os turistas durmam pelo menos uma noite na região pela distância da capital.

Se você deseja ficar mais próximo de Fortaleza, a Praia do Cumbuco está localizada a 40 quilômetros da cidade e possui um visual encantador, cheio de dunas e lagoas.

Todas as praias são espetaculares e a melhor época para visitar Fortaleza é nos meses de agosto a dezembro. Nesse período o sol é mais presente e você pode aproveitar as praias sem se preocupar com as chuvas.

Nos outros meses, não é possível aproveitar as praias, mas saiba que os dias são mais nublados.

Porém, além das praias, há outras atrações para aproveitar. A cidade possui inúmeros pontos turísticos, como o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e muito mais. 

Vale super a pena reservar um momento na sua agenda e planejar a sua viagem para conhecer Fortaleza, um lugar cheio de praias encantadoras. 

9. Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara, Ceará

Para quem é amante de belezas naturais, Jericoacoara é o destino ideal. Todos os anos, turistas de vários lugares apreciam as paisagens exuberantes presentes nas praias e lagoas de água doce. 

Distante a 300 km de Fortaleza, a vila de Jericoacoara faz parte do município de Jijoca e da Rota das Emoções, um dos roteiros mais fantásticos do Brasil, que interliga o destino até os Lençóis Maranhenses.

Além das suas praias incríveis de Jericoacoara, toda a estrutura rústica do lugar chama a atenção com ruas de terra batida e dunas.

Também é um destino muito procurado por praticantes de kitesurf, windsurf e surf.

O sol predomina o ano inteiro, o que é uma vantagem, pois você pode conhecer Jericoacoara em qualquer época. Tudo vai depender da sua disponibilidade e perfil de viajante. 

Porém, durante os meses de janeiro a junho, as chuvas são mais presentes. Evite os meses de março e abril, pois a quantidade de chuvas é maior, o que pode inviabilizar alguns passeios.

De agosto a dezembro o clima muda e o sol é um dos protagonistas desse destino tão incrível. 

Não deixe de visitar as Dunas do pôr do sol, localizadas no Parque Nacional de Jericoacoara. A caminhada até o topo das dunas duram apenas alguns minutos. Ao chegar lá, você vai se encantar com o lindo pôr do sol.

A Pedra Furada é outra atração imperdível para você aproveitar. Você pode acessar o lugar por meio de trilhas saindo da vila de Jericoacoara. Esse passeio é ideal para quem busca mais tranquilidade e aventura.

A Lagoa do Paraíso é outro ponto turístico que você deve conhecer. Com uma paisagem linda, a lagoa é famosa por disponibilizar redes dentro da água, o que rende ótimas fotos.

Há muitas atrações para você conhecer, pois Jericoacoara é um lugar cheio de opções que encantam todos os anos os turistas que passam por lá. Com certeza, é um lugar que você deve visitar!

10. São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

São Miguel do Gostoso é uma praia localizada a 100 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Possui um estilo de vilarejo, mas a cidade possui toda a estrutura para receber turistas de todo o mundo. 

Lá é possível praticar windsurfe e kitesurfe, e por isso a praia é um dos lugares mais procurados por amantes desses esportes. Porém, para quem só quer curtir alguns dias de descanso, São Miguel do Gostoso é um ótimo lugar.

A melhor época para visitar a Praia de Gostoso é durante o verão. Mas saiba que durante essa época, as hospedagens costumam atingir altos níveis de ocupação, devido às férias escolares e fim de ano. Por isso, o ideal é que você se planeje e faça a sua reserva com muita antecedência. 

Porém, não é só no verão que você pode aproveitar a Praia de Gostoso. Durante todo o ano as temperaturas são ótimas para você curtir a praia. Evite os meses de março a junho, já que nessa época as chuvas são mais frequentes. 

Além da Praia de Gostoso, há outras praias na região que você pode visitar. Entre elas há a Praia de Tourinhos, distante a 9km do centro de São Miguel do Gostoso. 

No centro da cidade também é possível aproveitar a paisagem, sem utilizar carro. Basta andar pela orla que você encontra a Praia da Xêpa e a Praia do Cardeiro.

11. Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Podendo ser facilmente comparada ao Caribe, os turistas que escolhem conhecer Arraial do Cabo não se arrependem.

O mar é cristalino e rodeado de dunas, principalmente na Praia do Farol, uma das ilhas que rodeiam o lugar paradisíaco.

Por se tratar de uma região protegida pela Marinha do Brasil, algumas praias só permitem a visita de uma hora por dia dos turistas. Sendo assim, é preciso se programar com antecedência para aproveitar ao máximo a sua estadia no lugar.

Há diversas praias para você conhecer, como: a Praia do Farol, Praia do Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia

Os passeios pelo Arraial do Cabo só podem ser feitos por meio de barcos autorizados pela Marinha. 

Em apenas 45 minutos você vai se encantar a vegetação nativa de diversas praias, um mar com água transparente e se tiver sorte, contará com a visita de golfinhos, arraias e tartarugas. 

Os meses de abril, maio, setembro e outubro são os melhores para visitar Arraial do Cabo. O índice de chuvas é menor e o número de visitantes é relativamente mais baixo. 

Embora o verão seja a época mais procurada, não é a ideal, pois chove muito em Arraial do Cabo durante esse período. 

Prefira visitar o lugar nos meses de abril e maio, depois da Semana Santa. Além de evitar as chuvas, você consegue economizar em diárias e passagens aéreas.  

    12. Praia do Forno, Rio de Janeiro

    Praia do Forno, Rio de Janeiro

    Um dos cartões postais de Arraial do Cabo é a Praia do Forno, com exuberantes águas cristalinas e uma vegetação incrível, digna de um paraíso tropical.

    Para chegar até lá, só é possível ir a pé ou de barco. A trilha é uma das opções para chegar até a Praia do Forno. Em apenas 20 minutos de caminhada você chegará a um mirante e se encantará com a paisagem.

    Para quem prefere ir de barco, será necessário pegar o veículo na Praia dos Anjos, um dos destinos de Arraial do Cabo.

    Independentemente da sua escolha, com certeza você irá se encantar ao chegar na Praia do Forno. E a melhor época do ano para conhecer esse paraíso depende da sua disponibilidade, pois o ano todo é possível visitar a região.

    Porém, na alta temporada a lotação é muito maior e os preços são mais elevados. Se quiser aproveitar o verão, compre suas passagens e faça a reserva de hospedagem com antecedência.

    13. Angra dos Reis, Rio de Janeiro

    Angra dos Reis, Rio de Janeiro

    Angra dos Reis possui várias praias para você curtir as suas férias. Dentre elas há a Praia do Aventureiro, que se destaca por possuir um coqueiro que forma um ângulo de 90°.

    A Praia do Aventureiro possui uma longa faixa de areia branca e várias montanhas presentes que se destacam em uma água cristalina com tons de verde e azul. 

    Outras praias de Angra dos Reis são a Praia do Abraãozinho e a Praia de Lopes Mendes, que também não deixam a desejar em questão de belezas naturais.

    Angra dos Reis, com certeza é um destino com muitas atrações imperdíveis. Por isso, a melhor época do ano para visitar o lugar depende da sua disponibilidade e perfil de viajante.

    O motivo é que o lugar pode ser visitado durante o ano inteiro. E quanto à lotação dos lugares, não há um tempo exclusivo, já que o destino sempre atrai visitantes em feriados e finais de semana.

    14. Ubatuba, São Paulo

    Ubatuba, São Paulo

    Ubatuba é um destino de praia, localizado no litoral de São Paulo. Lá você encontra inúmeras praias para tirar um bom descanso no feriado prolongado ou mesmo nas suas férias. 

    Dentre as principais atrações, há a Ilha do Prumirim, que possui um mar transparente, tranquilo e raso — ideal para quem pratica snorkel. Além disso, é possível ver animais marinhos como peixes e tartarugas, por isso, não esqueça dos seus equipamentos de mergulho. Super valerá a pena!

    Ainda em Ubatuba, há a Ilha das Couves, com duas praias para você curtir – a Praia do Japonês e a Praia Maior. Com extensas faixas de areias, um mar super transparente, o que torna o lugar um dos mais procurados pelos turistas que visitam o litoral de São Paulo. 

    Há muito o que aproveitar em Ubatuba e os melhores meses para você conhecer a região é entre abril e setembro, pois as chuvas são menores, facilitando muito os passeios pelo lugar. 

    15. Praia da Joaquina, Santa Catarina

    Praia da Joaquina, Santa Catarina

    Foto: Caio Vilela/MTur

    Os turistas que visitam o estado de Santa Catarina, mais precisamente a ilha de Florianópolis, não podem deixar de conhecer a Praia da Joaquina.

    Localizada a 70 quilômetros do centro de Florianópolis, Joaquina é uma das praias brasileiras mais frequentadas por surfistas que descobriram as suas ondas durante a década de 1970.

    O nascer do sol é um espetáculo que gera disputa por um espaço na areia, e o lugar proporciona aos turistas a possibilidade da prática de sandboard, futebol, surfe e vôlei de praia.

    Além do lazer, a Praia da Joaquina possui ótima estrutura com restaurantes, bares e banheiros públicos. Quem visita o lugar não encontra problemas com deslocamento.

    E, durante a noite, existem vários lugares com música ao vivo para você curtir.

    A melhor época do ano para visitar a Praia da Joaquina é durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Nesse período, as temperaturas são amenas e o sol tende a aparecer com mais frequência. 

    Além disso, entre setembro a novembro, o número de turistas é menor, o que pode ser uma vantagem para quem quer conhecer o lugar com calma e economia. Em dezembro, os visitantes começam a chegar para curtir o verão e a lotação começa a acontecer, o que deixa os preços mais elevados. 

    De janeiro a março, em pleno verão, o cenário não muda. A Praia da Joaquina continua belíssima. 

    16. Balneário Camboriú, Santa Catarina

    Balneário Camboriú, Santa Catarina

    Uma das cidades mais badaladas do Sul do Brasil, também serve como cenário para praias encantadoras.

    Situada na região centro-norte do estado de Santa Catarina, a praia de Balneário Camboriú é palco para grandes espetáculos durante as festas de ano-novo que atraem milhares de pessoas todos os anos.

    Além disso, o trajeto na Interpraias — uma estrada local — pode ser realizado de carro, ônibus ou teleférico e proporciona paisagens inesquecíveis aos turistas que buscam vislumbrar o belo visual das praias catarinenses.

    A melhor época para ir a Balneário Camboriú é em junho e agosto, quando as chuvas são menores. No verão, apesar de ser um ótimo período para aproveitar, chove mais, o que pode atrapalhar a sua curtição na praia.

    Prefira o mês de março para conhecer a cidade e aproveitar muito sol. Além de ser fim de temporada, o que acaba sendo uma vantagem para quem quer curtir muito Balneário Camboriú de forma tranquila.

    Mas a cidade não possui apenas praias para você aproveitar, como o Beto Carrero World e o Aquário. Para quem pensa em viajar no inverno, visitar essas atrações pode ser uma ótima opção. 

    Outras atrações como a Roda Gigante localizada na orla da Praia Central. Você também pode fazer o passeio do Barco Pirata e aproveitar o Oceanic Aquarium.

    Enfim, há muitas possibilidades para você curtir as melhores praias do Brasil em Balneário Camboriú e aproveitar os seus espetáculos. 

    Agora que você já conhece as 16  melhores praias do Brasil, que tal começar a arrumar as malas e realizar uma viagem inesquecível? A posição geográfica do nosso país oferece o benefício de um clima tropical nas regiões Norte e Nordeste, ou seja, pode rolar praia o ano inteiro!

    A vontade de fazer as malas é grande, agora falta só decidir o melhor destino. Mas não precisa se preocupar, conte com a MaxMilhas, a gente te ajuda a chegar até lá!

     

    Deixe um Comentário